TECNIPAR IMPLEMENTA PLANTA DE OSMOSE REVERSA EM INDÚSTRIA DE EMBALAGENS DE ALUMÍNIO

3 - mar - 21Tratamento de Água

Osmose Reversa Tecnipar

A Tecnipar Ambiental acaba de finalizar a implementação de sistema de tratamento de água para a Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio. A planta está localizada na unidade de Águas Claras, no Rio Grande do Sul.

O projeto para a Ball surgiu da necessidade de tratar água de poço para utilização na lavagem de sua produção de latas de alumínio, gerando economia e ajudando a preservar o meio ambiente.

Em parceria com a VIGAflow, líder chilena na indústria de tratamento de água com foco em filtração, dessanilização e reúso, foi desenvolvida uma planta de tratamento por osmose reversa, uma das tecnologias mais avançadas do mercado.

Osmose Reversa Tecnipar

O SISTEMA DE OSMOSE REVERSA INDUSTRIAL

 

O sistema de osmose reversa é um processo de tratamento que remove a grande maioria dos contaminantes da água, empurrando a água sob pressão através de membranas semipermeáveis.

No caso da Ball, a água proveniente do poço primeiro é enviada para um tanque de alimentação que permite uma alimentação constante ao sistema de osmose reversa de 5m³/h (podendo chegar a 10m³/h) e que conta com quatro sistemas de dosagens:

  • hipoclorito de sódio, para garantir a desinfecção da água bruta;
  • metabissulfito de sódio, que permitirá neutralizar o cloro livre restante antes de entrar na osmose reversa;
  • antincrustante, para impedir a incrustação das membranas de osmose reversa, e
  • NaOH para ajustar o pH.

Deste tanque, a água segue para o sistema de osmose reversa, passando por filtros cartuchos que protegem as membranas e, em seguida, é impulsionada pela bomba de alta pressão para alcançar as condições de operação necessárias pelas membranas de osmose reversa para realizar a separação dos sais dissolvidos. Deste processo de tratamento, duas correntes são geradas, sendo ambas aproveitadas em diferentes etapas do processo de produção do cliente: permeado (água com baixo teor de sal) e concentrado (água com alta concentração de sal).

O sistema funciona de forma automática, de acordo com o nível do tanque de alimentação e produto (ou outro sinal entregue pelo cliente), garantindo assim que sempre haja água tratada no tanque.

Osmose Reversa Tecnipar

Vantagens da ETA Osmose Reversa:

 

☑ Água potável

☑ Alta eficiência

☑ Capacidade de modularização

☑ Menor custo de implantação

☑ Menor área para instalação

☑ Baixo consumo de energia

☑ Simplicidade na operação

☑ Resistência e durabilidade

☑ Sem risco de vazamento

☑ Sem contaminação do solo

☑ Sistema de Monitoramento Remoto

Entre em contato para maiores detalhes e orçamento.

ENTENDA COMO O MBBR FUNCIONA

O MBBR (reator biológico de leito móvel – do inglês Moving Bed Bio Reactor) surgiu como alternativa para estações de tratamento compactas, de operação estável e com baixo impacto ambiental. Essa tecnologia também conta com redução dos níveis de odores e ruídos...

ler mais