Mídias MBBR

Biofilme Fabricação própria Tecnipar Ambiental

O MBBR (reator biológico de leito móvel – do inglês Moving Bed Bio Reactor) surgiu como alternativa para estações de tratamento compactas, de operação estável e com baixo impacto ambiental. Essa tecnologia também conta com redução dos níveis de odores e ruídos comparado a opções de tratamento de efluentes disponíveis no mercado.

O funcionamento das ETEs que empregam essa tecnologia ocorre da seguinte forma: as mídias utilizadas no MBBR mantêm em suspensão elementos de carga orgânica dentro do reator através de sistemas de aeração, recirculação de líquido ou agitadores mecânicos. Os microrganismos, dessa forma, são aderidos aos meios de suporte, onde crescem e se multiplicam rapidamente, aumentando a taxa de redução de DBO (demanda bioquímica de oxigênio) dos reatores biológicos.

A tecnologia MBBR tem ampla aplicação em tratamento de efluentes, sejam municipais ou industriais. O uso de mídias assegura confiabilidade ao tratamento de efluentes e garante módulos compactos, facilitando as obras civis de apoio dos tanques.

A Tecnipar Ambiental produz mídias plásticas por processos de injeção, utilizando polipropileno (PP) ou polietileno de alta densidade (PEAD), materiais atóxicos à microbiota. As mídias Tecnipar diferenciam por possuírem elevada área específica e desenho exclusivo.

Vantagens do uso da mídia no reator:
• baixo peso, o que favorece seu transporte e instalação;
• módulos compactos e maior eficiência ao tratamento;
• grande durabilidade;
• redução do consumo de energia e custos operacionais;
• aumento da remoção de carga orgânica e nitrogênio;
• maior resistência a choques de carga orgânica no reator.

Na Tecnipar Ambiental, o processo de elaboração de cada projeto de tratamento de efluentes ocorre respeitando os principais parâmetros de qualidade e eficiência e seguindo as necessidades específicas de cada empresa, independentemente do seu porte ou área de atuação.

Entre em contato para maiores detalhes e orçamento.

×