Conheça o processo de fabricação dos tanques em PRFV
Mas como o tanque utilizado em uma Estação de Tratamento de Efluentes pode ser usado para armazenar substâncias tão diversas?
É preciso destacar que dois tanques podem ter aparências externas parecidas, quase idênticas, e terem composição estrutural totalmente diferentes. São os compostos utilizados na fabricação dos reservatórios que definem sua resistência e é este processo que iremos detalhar neste post.Afinal, o que significa PRFV? PRFV é a sigla utilizada pela indústria para se referir ao Polímero Reforçado com Fibra de Vidro. Essa substância é um compósito formado pela aglomeração de filamentos de fibra de vidro com resina poliéster.
E por que fabricar tanques em PRFV?
São muitas as vantagens de se empregar o PRFV na construção de um tanque ou reservatório: sua alta resistência a tração, flexão e impacto, o baixo peso, a baixa condutividade elétrica e a resistência a ferrugem, intempéries e substâncias químicas agressivas.
A resistência química do PRFV é atribuída à resina empregada no processo construtivo. A escolha da resina está diretamente relacionada ao tipo de material que será armazenado. O mercado oferece inúmeras composições. Por isso é tão importante saber cada detalhe do material a ser armazenado, a fim de selecionar o tipo de resina mais adequado.
4 camadas, 4 níveis de segurança
Os tanques em PRFV são produzidos em camadas com diferentes propriedades e funções. Para cada camada, utiliza-se uma composição diferente de fibra de vidro e resina. O objetivo é garantir a estanqueidade e as resistências química, estrutural e a intempéries.
A primeira camada, e mais interna de todas, é chamada de Liner e é formada com 90% de composto de resina especificada de acordo com o material a ser armazenado no tanque. Sua principal função é de proteger a segunda camada, a Barreira de corrosão, e assim, promover uma maior vida útil ao tanque.
A Barreira de corrosão tem 20% a menos da resina do Liner e é responsável pela vida funcional do equipamento, impedindo que o material armazenado no interior do tanque entre em contato com a terceira camada e comprometa a segurança do tanque.
A terceira camada é o Laminado estrutural, responsável pela resistência mecânica dos tanques. É construída utilizando o processo de filamento winding (ou enrolamento helicoidal), que garante maior confiabilidade e uniformidade na estrutura.
Para elaborar e confeccionar a camada do Laminado estrutural, alguns pontos são observados, como o terreno, a incidência e velocidade do vento no local de instalação, seu posicionamento (vertical ou horizontal), a forma de fixação (sobre pés ou laje) e as pressões interna e externa a que o tanque será submetido.
A quarta e última camada é chamada de Top coat, que consiste na aplicação de um gel para proteger o Laminado estrutural contra impactos, substâncias corrosivas e exposição aos raios UV. A mesma substância pode receber inúmeras opções de pigmentação para proporcionar brilho e cor ao tanque.
Não há necessidade de intervalos durante a construção de cada camada e o tempo de secagem varia entre 2 a 4 horas. Ao todo, em 16 horas é possível concluir a fabricação de um tanque em PRFV com capacidade para armazenagem de 70m³.
Leves, resistentes e versáteis, os tanques Tecnipar Ambiental são fabricados em modelos horizontais e verticais com capacidade de armazenamento entre 20 e 75 mil litros. Atendem com segurança vários segmentos industriais e comerciais, sendo indicados para inúmeras aplicações, como silos, reservatórios com agitadores entre outras.
Prefeituras brasileiras podem contratar Estações de Tratamento de Esgoto Tecnipar Ambiental sem licitação
ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ETE'S A Tecnipar Ambiental venceu a concorrência pública para fornecimento de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE´s) para o município de Maricá, documentada na Ata de Registro de Preços Nº 07/2019. A empresa será responsável pela construção...
Parceria com o CPCD leva qualidade de vida a moradores do semiárido
A Tecnipar Ambiental, mantendo o seu compromisso de usar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas, realizou, com o intermédio do Instituto Modal, doações para a ONG Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD). Fundado em 1984 pelo educador e...
Tecnipar Ambiental patrocina maior evento de água da América Latina
Nos dias 22 e 23 de maio de 2019, a cidade de Salvador sediou a III Edição do Seminário Internacional da Associação Latino-americana de Dessalinização e Reúso de Água (Aladyr). O evento, que recebeu os principais líderes do setor de dessalinização na América Latina,...