Saiba como o lodo é extraído do Biodigestor Tecnipar
Já mostramos como é o interior do biodigestor Tecnipar e como as mídias plásticas atuam como meio suporte para a proliferação dos microrganismos existentes no esgoto e que são responsáveis pela eliminação da matéria orgânica. Ao se alimentarem, esses seres se proliferam, adensando-se e acumulando-se na parte inferior do equipamento. Esse material é chamado de lodo biológico.
Com o passar do tempo, a quantidade de lodo aumenta e é preciso extraí-lo a fim de evitar que ele chegue até o filtro anaeróbico. Como fabricante, a Tecnipar sugere que essa limpeza aconteça, pelo menos, uma vez por ano para garantir a eficiência do seu Biodigestor.
Entenda o princípio de carga hidráulica aplicado à extração de lodo do Biodigestor Tecnipar
Para esclarecer como o lodo sai do biodigestor sem a necessidade de uso de uma bomba de sucção, precisaremos falar um pouco de física de fluidos.
Tanto o lodo (L1) quanto o esgoto a ser tratado (L2) estão em estado líquido. Entretanto, possuem características diferentes. O lodo tem a densidade maior, por isso se acumula no fundo do biodigestor. Dessa forma, L2 exerce naturalmente uma pressão sobre L1. Com o intuito de aumentar ainda mais essa pressão, o Biodigestor foi projetado com o fundo cônico.
Essa pressão mantém-se durante o funcionamento do equipamento. Entretanto, para retirar o excesso de lodo, ou seja, diminuir a quantidade de L1 presente no equipamento, não é preciso instalar uma bomba de sucção, nem outro mecanismo externo. Ao abrir a válvula de extração de lodo, ocorre um diferencial de pressão, fazendo com que o lodo, já pressionado, escoe pela tubulação até ser liberado no leito de secagem.
Iniciativas com Biodigestores Tecnipar vêm promovendo visíveis melhorias ambientais
A Tecnipar Ambiental segue ajudando diversos municípios brasileiros a preservar seu ecossistema e o bem-estar de seus moradores com a utilização do Biodigestor. Nosso equipamento está sendo usado em diversas iniciativas públicas que garantem saneamento básico para os...
Biodigestores Tecnipar contribuindo para a proteção ambiental de Ilhabela (SP)
A Prefeitura de Ilhabela avança nos investimentos em saneamento básico, levando os Biodigestores Tecnipar para a comunidade do Bonete. O projeto visa garantir a saúde da população, a balneabilidade das praias e ainda fomentar o turismo local. Serão cerca de 250...
BIODIGESTORES TECNIPAR PROMOVENDO SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SOCORRO
PROGRAMA DE SANEAMENTO RURAL GANHA PRÊMIO DE SUSTENTABILIDADE Uma iniciativa da Prefeitura de Socorro (SP) que inclui Biodigestores Tecnipar conquistou o 1° lugar no Prêmio Cidades Sustentáveis 2023: acelerando a implementação da Agenda 2030, na categoria...