QUAL A VANTAGEM DO BIODIGESTOR SOBRE AS FOSSAS CONVENCIONAIS?

1 - mar - 23Biodigestor, Tratamento de esgoto

Osmose Reversa Tecnipar

O BIODIGESTOR TECNIPAR É UMA TECNOLOGIA QUE SUBSTITUI A FOSSA

 

O Biodigestor Tecnipar é um equipamento para tratamento orgânico do esgoto sanitário que supera e muito a fossa séptica convencional.

A estrutura de cada Biodigestor Tecnipar conta com um tanque séptico de fundo cônico e um filtro anaeróbio de fluxo ascendente, realizando um tratamento muito mais eficiente.

Além disso, a Tecnipar Ambiental é a única empresa que usa como elemento filtrante no biodigestor as mesmas mídias de suporte biológico utilizadas nas grandes Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs), o que potencializa a remoção de matéria orgânica do efluente.

A fossa séptica, construída de cimento ou alvenaria, é uma solução defasada e fora dos padrões exigidos pelas normas ambientais vigentes. Apesar de ser capaz de realizar um tratamento primário, sua eficiência é baixa e limitada.

Sem manutenção regular, há uma boa chance de que a fossa séptica funcione mal e aconteça um vazamento, contaminando o solo e a água, além de gerar odores e aspecto desagradável.

Já o Biodigestor é um produto ecologicamente correto – impermeável e altamente resistente, e que não causa mau cheiro quando dimensionado e instalado corretamente. Deixando totalmente livre de contaminação não só o terreno em sua volta, mas também o lençol freático abaixo dele.

Além da maior eficiência e segurança, ainda existem outras grandes vantagens em adotar o Biodigestor:

Osmose Reversa Tecnipar

SIMPLICIDADE NA INSTALAÇÃO

 

A instalação do Biodigestor Tecnipar é rápida e fácil.

O produto é compacto e foi projetado para ser enterrado diretamente no solo, sem necessidade de fazer nenhuma outra obra de alvenaria nem de ter muito espaço disponível.

Em geral, qualquer pedreiro ou encanador consegue instalar o produto, seguindo o manual de instalação.

Possui uma alça de içamento que facilita sua alocação. Basta fazer uma única escavação, posicioná-lo no local e compactar com uma mistura de solo e cimento.

Por outro lado, a fossa convencional tem instalação trabalhosa, necessitando de mão-de-obra especializada e de uma maior área de construção.

Osmose Reversa Tecnipar

ECONOMIA NA MANUTENÇÃO

 

Outra grande vantagem do Biodigestor sobre a fossa: economia a médio e longo prazos, por que dispensa o uso do caminhão limpa-fossa.

Para retirar o lodo que fica depositado no fundo do equipamento, é só abrir a válvula que liga o Biodigestor ao leito de secagem a cada 12 ou 18 meses. Não precisa de bombeamento ou preenchimento com água. A parte líquida é absorvida pelo solo, dentro do leito de secagem, e a parte orgânica vira um pó sem cheiro.

Nas fossas tradicionais, com o passar do tempo, as bactérias vão morrendo e se acumulando no seu interior, ocasionando entupimento. Então é necessário contratar o caminhão, que além de não ser barato, ainda encontra dificuldade para chegar em regiões distantes com estradas estreitas e muita vegetação.

Osmose Reversa Tecnipar

POSSIBILIDADE DE AUMENTO DE CAPACIDADE

 

A Tecnipar fabrica dois modelos de Biodigestor: 750 e 1500 litros. Para fazer o dimensionamento do equipamento, é preciso levar em consideração qual o perfil do empreendimento. Um Biodigestor de 750 litros atende até 7 pessoas em uma residência padrão, por exemplo.

Mas caso haja aumento do número de usuários, é possível instalar outro Biodigestor com ligação em paralelo, tendo como resultado a soma da capacidade de atendimento de cada um.

E o melhor é que a manutenção pode ser realizada separadamente, sem precisar parar todo o sistema.

Para maiores informações sobre o Biodigestor Tecnipar, entre em contato com a gente pelo e-mail comercial@tecnipar.com.br

Para conhecer mais sobre o produto, acesse o site biodigestor.tecnipar.com.br

×