ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES COMPACTA APRESENTA GRANDES VANTAGENS
As ETEs do tipo compacta são uma tendência, em função de suas dimensões reduzidas e da maior facilidade operacional e de manutenção; além da sustentabilidade, pela preservação do meio ambiente e baixo consumo de energia elétrica.
As Estações Compactas de Tratamento de Efluentes visam um melhor aproveitamento de espaço e exigem menos obra civil. São Estações modernas, que permitem juntar tecnologias diferentes de tratamento em um só sistema capaz de tratar grandes vazões, com economia de espaço em relação a uma ETE convencional.
A Tecnipar Ambiental tem ampla experiência no desenvolvimento de projetos, fabricação e instalação de ETEs Compactas. Plantas altamente adaptáveis à necessidade de cada cliente, pois podem possuir embarcadas em seus tanques diversas tecnologias:
- Lodos Ativados
- Aeração Prolongada
- MBBR–IFAS (Integrated Fixed-Film Activated Sludge)
- Reator Anaeróbio
- Filtro Anaeróbio
- Filtro Aerado Submersível
- Decantador Secundário
Todo projeto é executado de acordo com as normas brasileiras de ETE: NBR 13.969/97 e NBR 12.209/2011.
Os sistemas são modulares com tanques de Polímero Reforçado com Fibra de Vidro PRFV e atendem empreendimentos de vários segmentos — prefeituras, loteamentos, condomínios, residências, hospitais, escolas, hotéis, pousadas e indústrias.
CAPACIDADE
A capacidade de atendimento de uma ETE Compacta Tecnipar varia de acordo com as características do efluente e do empreendimento. Para o dimensionamento, são considerados fatores como vazão, variações de demanda, local da instalação, espaço disponível e legislação vigente.
Soluções moldadas de acordo com as necessidades específicas de cada empresa, independentemente do seu porte ou área de atuação.
Por ser uma solução modular, a capacidade de tratamento pode ser facilmente expandida, multiplicando o número de pessoas atendidas.
REÚSO
As Estações Compactas Tecnipar podem ser projetadas para possibilitar a reutilização do efluente tratado para fins não potáveis, como a limpeza de pisos ou veículos, irrigação de jardins, descarga de vasos sanitários, torres de resfriamento, entre outros usos que não envolvam consumo humano e animal.
A substituição de parte da água potável por água de reúso contribui para a preservação dos recursos hídricos naturais e ainda reduz custos e valoriza as empresas e empreendimentos.
MONITORAMENTO
O monitoramento remoto pode ser aplicado a uma ETE Tecnipar Ambiental, permitindo acompanhar em tempo real o funcionamento dos componentes do sistema, além de verificar os principais parâmetros (energia, controle de funcionamento dos motores, pH, temperatura e vazão afluente) por meio de sensores, garantindo a eficiência do processo.
VANTAGENS DA ETE COMPACTA TECNIPAR
- Alta eficiência
- Capacidade de modularização
- Baixo custo de implantação
- Menor área para instalação
- Fácil e rápida instalação
- Baixo consumo de energia
- Tanques em PRFV
- Simplicidade na operação
- Resistência e durabilidade
- Sem risco de vazamento
- Sem contaminação do solo
- Menos obra civil
Iniciativas com Biodigestores Tecnipar vêm promovendo visíveis melhorias ambientais
A Tecnipar Ambiental segue ajudando diversos municípios brasileiros a preservar seu ecossistema e o bem-estar de seus moradores com a utilização do Biodigestor. Nosso equipamento está sendo usado em diversas iniciativas públicas que garantem saneamento básico para os...
Biodigestores Tecnipar contribuindo para a proteção ambiental de Ilhabela (SP)
A Prefeitura de Ilhabela avança nos investimentos em saneamento básico, levando os Biodigestores Tecnipar para a comunidade do Bonete. O projeto visa garantir a saúde da população, a balneabilidade das praias e ainda fomentar o turismo local. Serão cerca de 250...
BIODIGESTORES TECNIPAR PROMOVENDO SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SOCORRO
PROGRAMA DE SANEAMENTO RURAL GANHA PRÊMIO DE SUSTENTABILIDADE Uma iniciativa da Prefeitura de Socorro (SP) que inclui Biodigestores Tecnipar conquistou o 1° lugar no Prêmio Cidades Sustentáveis 2023: acelerando a implementação da Agenda 2030, na categoria...