•  

  • © 2019 Tecnipar Ambiental - Todos os direitos reservados

Biodigestor Tecnipar utiliza mídias plásticas como elemento filtrante

January 9, 2019

De olho na qualidade do efluente tratado, empresa carioca de saneamento inova e insere suas próprias mídias em seus biodigestores residenciais

 

No início de 2018, quando decidiu iniciar a fabricação de seu próprio biodigestor, a Tecnipar Ambiental já sabia que com um componente não precisaria se preocupar. O meio filtrante instalado dentro do filtro anaeróbio do produto seria uma das mídias plásticas projetadas e fabricadas pela própria empresa. O modelo escolhido foi o TNP 136, que possui área de superfície de 91m²/m³, praticamente o dobro da brita[DLF|TA1] , utilizada em filtros anaeróbios convencionais e que em geral alcança de 40 a 60m²/m³.

 

O uso de mídias plásticas misturadas à água favorece o desenvolvimento dos microrganismos responsáveis pela redução da carga orgânica dos efluentes. Esses microrganismos se fixam nas superfícies do elemento, crescem e se multiplicam rapidamente aumentando a taxa de redução de DBO (demanda biológica de oxigênio).

 

Entretanto, o uso deste tipo de material é mais comum em grandes estações de tratamento de esgoto. Em soluções unitárias, como as fossas sépticas ou biodigestores em anéis de concreto, o mais comum é fazer o emprego da brita como elemento filtrante ou ainda pedaços de telha, partes de tubulação ou sobras de processos industriais.

Segundo a empresa, a decisão de utilizar suas próprias mídias teve como premissa a garantia de eficiência do produto. Contudo, outros aspectos acabaram se beneficiando com essa decisão, como o peso final do equipamento, 15% mais leve se fosse usado outro tipo de material. Outro ponto importante é a distribuição padronizada das mídias em cada um dos modelos do produto. O biodigestor de 600L acomoda 25 unidades do elemento, enquanto a opção de 1300L comporta 40.

 

A utilização da mídia TNP 136 não compromete a circulação do fluxo hidráulico dentro do equipamento. Uma vez que o espaço interno da mídia é amplo e dessa forma dificulta o alastre do biofilme e por sua vez o entupimento do sistema.

 

Para saber mais sobre o Biodigestor Tecnipar Ambiental, acesse o site www.biodigestor.tecnipar.com.br

Please reload

Our Recent Posts

Please reload

Archive

Please reload

Tags