•  

  • © 2019 Tecnipar Ambiental - Todos os direitos reservados

Entra em operação na cidade Salto-SP sistema de tratamento de água com uso de membrana de ultrafiltração

January 24, 2019

O ano já começou com muito trabalho e a pleno vapor na Tecnipar Ambiental. Logo na primeira semana de 2019, nossa equipe de engenharia entregou o sistema piloto de ultrafiltração para o tratamento de águas superficiais ao SAAE de Salto (SP).

Localizada a 105 km de São Paulo, a cidade de Salto possui um pouco mais de 116 mil habitantes (IBGE-2017) e tem sua rede de água abastecida pelo Rio Jundiaí e alguns mananciais da região. Mas a poluição dess

as fontes e a sobrecarga nas estações de tratamento geram problemas que afetam não só a distribuição, mas também os processos de qualidade da água fornecida.

O sistema entregue pela Tecnipar Ambiental conta com uma bomba de alimentação de água bruta, um pré-filtro para remoção de grosseiros (> 200 micras), sistema de dosagem de policloreto de alumínio (PAC) e cloro, bomba de retrolavagem, módulo de membrana Toray de 8 polegadas e área superficial de membrana de 72m² e tanques de limpeza química e água ultrafiltrada. Atualmente, o sistema produz 6m³/h de água tratada, podendo chegar ao dobro se mais um módulo de membrana for inserido.

 

A utilização de membranas de ultrafiltração permite oferecer uma barreira mais eficiente para reter sólidos em suspensão, bactérias, vírus, endotoxinas e outros patógenos. O resultado final é a produção de água de alta pureza e baixo SDI.

 

O SAAE pretende testar o sistema piloto durante os próximos meses para que sejam observados parâmetros analíticos que garantem a potabilidade, como turbidez, pH, cloro residual entre outros. Além disso, serão realizados testes operacionais variando a frequência de filtração/retrolavagem e limpeza química.

Please reload

Our Recent Posts

Please reload

Archive

Please reload

Tags