Parceria com o CPCD leva qualidade de vida a moradores do semiárido

5 - jun - 19Biodigestor

A Tecnipar Ambiental, mantendo o seu compromisso de usar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas, realizou, com o intermédio do Instituto Modal, doações para a ONG Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD). Fundado em 1984 pelo educador e antropólogo Tião Rocha, o CPCD promove educação popular e o desenvolvimento comunitário a partir da cultura, em todo o Brasil.

Os projetos do CPCD “Barra Longa” e “Sitio Maravilha”, em Minas Gerais, receberam doação de banheiros secos, biodigestores e purificador de água por ultrafiltração.

A empresa carioca foi responsável por orientar a instalação de todas as soluções. Um técnico da Tecnipar foi enviado até as comunidades de Barra Longa e Araçuaí (MG) para supervisionar a montagem e instruir os moradores quanto ao uso e manutenção dos equipamentos.

A implantação desses equipamentos representou mais do que uma solução para um antigo problema, foi a realização de um sonho por conforto e dignidade daquelas pessoas.

“Quanto ao biodigestor confesso que achei estranho, mas agora estou achando bom e já estamos usando. Ele é muito importante, pois as fezes não caem direto na terra.” contou, esperançosa, Sidnália Alves, moradora da Comunidade Tesouras.

“A manutenção do biodigestor é fácil, o equipamento é muito simples. Na minha avaliação é uma tecnologia que vale muito ter dentro de uma propriedade para o saneamento rural. Outra experiência foi com os banheiros secos. O material é leve e de fácil manutenção, principalmente na limpeza. É também uma tecnologia bem-vinda. Não há contaminação do solo nem das águas.” relatou Celso Souza, permacultor e coordenador do Sítio Maravilha.

“Esta parceria é muito importante. Adoção de soluções tecnológicas com sofisticação industrial que se somam a alternativas simples de baixo custo. É um salto oportuno de relevância para o trabalho comunitário desenvolvido pelo CPCD.” ressaltou Carlos André, engenheiro agrônomo.

 

Projeto desenvolvido pelo Instituto Modal

O projeto dos banheiros secos foi desenvolvido no Laboratório de Inovação Ribeira Brava, ambiente de inovação coordenado pelo Instituto Modal em parceria com a Tecnipar Ambiental. O principal objetivo do laboratório é justamente a criação de novas tecnologias e produtos, aliando a fundamentação científica e tecnológica do Instituto Modal com a capacidade industrial da Tecnipar.

Conheça o processo de fabricação dos tanques em PRFV

A Tecnipar Ambiental produz tanques em PRFV para suas Estações de Tratamento de Efluentes. E esses tanques também podem ser empregados para outras finalidades, por suportarem o armazenamento de mais de 200 substâncias, desde alimentos e água potável até produtos de...

ler mais